domingo, 17 de abril de 2011

Começa o desafio de postar uma foto por dia...

 Todos os dias vou postar uma foto aqui... ainda não sei se vou conseguir atualizar o blog com essa freqüência, mas vou me esforçar. A idéia é criar o hábito de atualizar um blog e tirar fotos. As fotos serão sobre qualquer coisa que tenha acontecido ou chamado atenção no meu dia. Vez ou outra colocarei fotos tiradas por outras pessoas.

 Espero que o blog sirva para vocês como passatempo.  

 A foto de hoje foi uma brincadeira com a câmera pra aprender a usar a velocidade do obturador, a abertura do diafragma e o valor ISO. Essa imagem está com uma velocidade de 1/3s. Abertura de f/13,6 e ISO 100.


O que isso quer dizer?
 Velocidade de abertura 1/3s. Significa que o tempo de exposição da imagem foi de 1/3 segundos. Quanto maior for o tempo de exposição da imagem, maior será a quantidade de luz captada. Por isso é importante manter a máquina firme com tempos de exposição muito altos. O tempo de exposição pode variar de 1/8000 segundos, até, 30 segundos ou mais. Algumas máquinas reflex possuem a opção Bulb, que mantém o obturador aberto enquanto o fotógrafo segurar o botão de disparo.

 Abertura do diafragma de f/13,6. O diafragma da máquina fotográfica, é um dispositivo circular que funciona como a íris dos nossos olhos, limitando a passagem da luz. Quanto maior a abertura do diafragma, maior a quantidade de luz que o detector recebe. 
 Existe também uma relação inversa entre a abertura do diafragma e a o foco da máquina. Mas antes é necessário entender porque existe a letra "f" antes do valor 13,6. O "f" vem de fração. Fração entre a distância focal da lente e o diâmetro da abertura. Os valores podem ir de 1 a maiores que 45, sendo que, por se tratar de uma fração, quanto maior o valor menor a abertura. 
 Curiosidade: Um recurso bastante utilizado é o bokeh, que consiste em ajustar a abertura para f/1.4, o que causa um efeito nítido do que está sendo fotografado e desfoca o que estiver em segundo plano.

 ISO 100. ISO é a sigla em inglês para International Standarization Organization. Para saber mais sobre o estabelecimento deste sistema de medida clique no link (ISO) .Tanto em fotografia digital quanto analógica, o conceito de ISO é o mesmo. Está relacionado com a foto-sensibilidade do filme fotográfico ou do detector de luz da máquina digital. Quanto maior o valor ISO, maior será a sensibilidade, porém, alta sensibilidade tem um custo, que neste caso é o aumento do ruído na imagem. O ruído gera granulações, pixelizando a imagem. Valores altos de ISO são aconselhados para fotografias com pouca luminosidade.

Fonte: 

www.fotografodigital.com.br




Um comentário:

  1. Mas olhaaaaaaaaaa!! Ficou massa amooooooor!! Tudo bem explicadinho!! E vc tá com uma cara engraçada na foto!! uahuahuahuahu Bjooos

    ResponderExcluir